segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Algumas Palavras
Cida Lourenção


Olá, prazer imenso em receber sua visita.  Seja bem-vindo, hoje o prato do dia é “palavras”. Prato diferente dos outros que servimos durante a semana, esse prato alimento nossos pensamentos.

Boa semana prá todos nós.


Educação x Cultura
Em dias atuais costuma-se ter uma impressão diversa do que é educação e do que é cultura.
Educação
É reponsabilidade dos pais, tios, avós, responsáveis. Somos nós que passamos aos nossos “pequenos” tudo o que queremos que ela seja, pois base que ele levará para toda a sua vida começa muito cedo, dentro do nosso lar. Passamos princípios de ética, moral, civilidade, cidadania, convivência.
O exemplo começa em casa, em nosso dia a dia,  crianças aprendem com exemplos.  Falemos com nossos pequenos olho-no-olho, coloque monos sempre na mesma altura dos olhos dele, ou nos sentamos no chão ao seu lado ou o colocamos sobre a mesa onde nossos olhos possam se encontram.  Falemos normalmente em linguagem natural, usando as palavras adequadas ele nos entenderá, saberá exatamente do que estamos falando e onde queremos chegar.
Gritos, gestos exacerbados não ajudaram em nada, nosso pequeno sente tudo o que estamos fazendo, ele é inteligente e consegue entender o que queremos que ele aprenda.  Ele precisa perceber que o nosso falar é importante, vem com sentimentos verdadeiros buscando sempre o melhor para ele.
Será em nós que ele buscará o referencial para sua caminhada, será de nós as lembranças que ele terá no momento em que sentir necessidade de ajuda.  Serão nossas palavras que lhe viram à mente.   Em momentos difíceis é para no nosso colo que ele virá e para que isto aconteça ele precisa sentir em nós um amigo incondicional, que estará ao seu lado o ajudando da melhor maneira possível.   Educar muitas vezes significa dizer “não”, colocar “no quarto para pensar”; “uma semana sem tv”, “uma semana sem sair pra balada” .
Reconhecer o erro, sem acusações do tipo “não te disse”, mas ajuda-lo a encontrar o caminho correto, devolva a ele através da reflexão , que somos responsáveis por todos os nossos atos e, também, responsáveis pelas consequências que delem advém.   Juntos iremos buscar a melhor alternativa para o acerto.
Cada um de nós conhece seu filho e se estiver imbuído de boa vontade encontrará o caminho certo para educa-lo com a energia adequada, com as palavras corretas, sempre acompanhadas do ingrediente mais importante:  amor e compreensão.
Nunca desista do seu filho, confie no seu trabalho e faça dele um homem de boa vontade.
Cultura
Quem ensina é a escola.
Boas maneiras, educação, respeito, dignidade, tolerância, respeitar as diferenças, aprende-se em casa, no lar, no convívio familiar.
Não transfira ao outro a responsabilidade que cabe a você, seu instinto de “pai/mãe” o ajudará sempre a encontrar o “norte”, as palavras adequadas para cada momento que se apresentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário