quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saúde da Mulher

Bom Dia!!!


Hoje o assunto que abordaremos neste post tem como objetivo um alerta para você inteirar-se mais sobre sua saúde.
Cansaço, dores musculares, insônia ou até mesmo sonolência, irritação, nervosismo e aquela sensação de cansaço já ao acordar, pode ser mais do que um momento estressante: você pode estar com disfunções na tireóide...sabia disto?
Vamos ler até o final?
Ah...tá vendo...a bendita da concentração, né...cadê?
Este pode ser mais um sintoma de que algo não vai bem com a sua glândula tireóide e vamos explicar, de acordo com os textos de profissionais, o porque de tudo isto.
Quando algo não vai bem com o nosso corpo, ele arranja um jeitinho de enviar sinais, e as vezes, estes sinais passam despercebidos ou mesclam-se àquele momento difícil pelo qual estamos passando, então deixamos de lado a saúde e focamos no problema; a medida que resolvemos o problemão, somos advertidos de maneira séria pelo organismo, que envia um baita alerta, e no caso das disfunções da tireóide, os sintomas podem variar, isso de acordo com a disfunção em si, no caso, hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Vamos ver as diferenças:

Hipertireoidismo
No hipertireoidismo, há uma hiperativação do metabolismo e os sintomas mais comuns são os batimentos cardíacos super acelerados, a pessoa gesticula muito ao falar, mantendo os olhos fixos, e saltados; sente muita fome, porém, não engorda; pelo contrário. Há tremores sobretudo nas mãos;  pode haver em alguns casos uma considerável perda de peso; a pele sofre alterações, assim como os cabelos, que crescem muito, porém, os fios tornam-se mais finos e fáceis de quebrarem; há queda demasiada em alguns casos. O pescoço por muitas vezes, torna-se mais grosso, é quando há o chamado bócio. É comum a pessoa queixar-se de ondas de calor intensas, uma irritação profunda sem motivo aparente, os reflexos tornam-se mais lentos, entre outros tantos sintomas, como a falta de concentração.

Hipotireoidismo
Neste caso, sintomas como depressão,desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares
sonolência excessiva, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso, entre outros, estão presentes.  Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção auto-imune. A pessoa com hipotireoidismo pode ter o bócio aumentado, também.

Obviamente que pincelamos cada uma das disfunções, e o correto seria você procurar um profissional, no caso um endocrinologista, caso tenha notado tais sintomas; informe-se mais sobre o assunto e busque ajuda profissional; vale a pena ressaltar que em ambos os casos,  a pessoa que submete-se ao tratamento correto, levará uma vida absolutamente normal, tá?
Cuide de sua saúde e seja feliz, sem encanações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário