quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DICAS da MARI
 Bom Dia!
Como prometi na quarta-feira passada, falarei do uso e significados das cores na decoração!




 Costuma-se definir as cores em 2 categorias :
Cores Frias e Cores Quentes, pois exercem diferentes efeitos no sistema nervoso das pessoas !
CORES FRIAS : azul,verde, cinza em todas as matizes!
CORES QUENTES : laranja, vermelho, amarelo em todas as matizes !
 *  BRANCO
É uma cor neutra que pode ser usada em qualquer ambiente, mas quando usado em demasia, nos passa a sensação de frieza, hostilidade e sensação de vazio .
 *  PRETO e CINZA -
Deve ser usada em pequenos detalhes, tanto dentro, como fora de casa. Na área interna é comumente usada para fazer contraste com o branco.
 *  VERDE  -
É muito usada na decoração. Traz harmonia, equilíbrio, diminui a tensão, tem efeito relaxante; mas usado com exagero pode causar sonolência e cansaço. É muito usada nos banheiros e quartos.
 *  AZUL -
Nos passa calma e tranquilidade. Quando usada nos quartos em tons de azul claro, induz à sonolência. Já para quem é agitado, é a cor ideal.
 *  LILÁS  ou  VIOLETA -
Também traz sossego. Otimo para a saúde ! Acalma o coração, a mente e os nervos ! Em tons claros pode ser usado em qualquer ambiente . Em excesso pode trazer depressão e ansiedade.
 *  VERMELHO -
Muita atenção em seu uso, pois é uma cor muito energética e vibrante e em excesso pode provocar nervosismo e agressividade. Em pequenas doses, traz um ar de glamour ! Use-o em apenas uma parede, e em detalhes na sala de jantar, sala de visitas, sala de TV , quarto de casal e cozinhas. No quarto de casal, ativa a sexualidade, enquanto que na cozinha ou sala, estimula o apetite e a fala.
 *  LARANJA -
É uma cor estimulante e divertida. Estimula os sentidos da criatividade  e comunicação. Muito usado em salas de visita, de jantar e cozinhas . Abre e estimula o apetite !
 * AMARELO -
É também a cor do estímulo e da criatividade. É indicado para escritórios e salas de estudo, para bares e restaurantes, pois desperta o apetite. Quando usada em tonalidade suave, levanta a moral e a auto-estima. Já em tonalidade muito forte, pode fazer com que a auto-estima vire medo e ansiedade.
 *  COR DE ROSA -
O rosa representa o lado feminino, o amor! Usado muito em quartos  de bebês e meninas. Em tons suaves, misturado com cores como o lilás ou verde, fazem um bonito composé !
 *  MARROM ou CASTANHO
Nos transmite a idéia de terra e nos lembra a madeira. Nos leva ao lado mais rústico da decoração. É uma cor sólida e calorosa e quando usado com as cores bege ou creme, nos dá sensação de  envolvimento e aconchego !
 E por fim um conselho: opte por uma só cor no ambiente e trabalhe com vários matizes (mais claros, mais escuros e médios).Assim você terá certeza que não vai errar !Para não ficar monótono, você pode usar detalhes em cores contrastantes, tais como enfeites, almofadas, quadros e tapetes, etc...

 Bom Feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário