segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Olá, você que nos dá o prazer de sua visita!

Para mim, escrever é um momento de muita alegria, gosto muito de colocar no papel os meus sentimentos, meus pensamentos, minhas emoções, enquanto escrevo reflito e a reflexão me ajuda muito na busca do conhecimento de mim mesma e de todos os que compartilham sua vida comigo.

Boa semana para todos nós!

Cida Lourenção, em:

COTIDIANO

Para você que é jovem, talvez não tenha tido os privilégios que nós, que somos “jovens” há mais tempo, tivemos.
Quando crianças o mundo em que vivíamos era mais calmo, mais tranquilo e lembranças desse tempo bom ainda hoje nos trazem muitas recordações agradáveis e que nos fortalecem na caminhada.
Datas especiais como Pascoa, Natal, Final de Ano (naquele época não se dizia Réveillon) as reuniões eram sempre na casa da vó, ambiente feliz onde tínhamos a oportunidade de encontrar todos os tios,  primos.  Nossa... como demoravam à chegar aqueles dias, o tempo passava tão lentamente que parecia-nos que nunca chegaria.
Brincadeiras ingênuas: Queimada!  Correr na chuva! Chutar a enxurrada! Colocar barquinho de papel pra deslizar na água da calçada! Brincar na lama e ver quem conseguir sair menos lambuzado da brincadeira!  E nossos pais felizes com a nossa alegria apreciavam tudo de longe, existia muita união entre todos. 
Depois de tantas brincadeiras chegávamos à exaustão, daí vinha um banho quentinho, toalha fofa a nos envolver e junto podíamos sentir o calor do carinho dos nossos pais.  Banho tomado, todos corregendo para cozinha onde a vó nos esperava com um copo de leite com canela bem quentinho.   Dormíamos como anjos, como o mundo fosse sempre o quintal da casa da nossa vó.
Tempos modernos, tivemos a chegada de grandes descobertas, avanços incríveis na ciência, na tecnologia.  Todo tempo tem os seus encantos e alegrias.
Chegou a internet, avanço que em nossa simplicidade de crianças criadas com pé no chão, correndo nas ruas, jogando bola meninas x meninos, jamais houvéramos imaginar que um dia chegaria.
E ele chegou!  Hoje nossas crianças são “experts”, dominam todos os aplicativos, conhecem todos os jogos, escrevem através do e-mail, comunicam-se pelo face book, se vêem pelo skipe.
Tudo isso é maravilhoso, o mundo virou o nosso quarto, estamos conectados com todos em questão de segundos. 
Todo tempo é bem vindo e deve ser vivido com a alegria que lhe é peculiar e em proveito de nós mesmos.  Importantes é que encontremos o ponto de equilíbrio, difícil sim, porém não impossível.
Nós outros não poderemos reviver a nossa época com o advento de tantas modernidades, mas podemos mostrar pra os nossos filhos o lado bom que vivemos e incentivá-los a vivenciar essas experiências.
Gostoso se comunicar pelo skipe?  Muito mais gosto falar de perto, olho no olho, sentir a alegria e a emoção da conversa, das risadas.
Prático o face book?  E andar de bicicleta, ir ao cinema, comentar sobre o filme numa roda de amigos?
E-mail encurta as distâncias!  E marcar um passeio com toda a galera?  Visitar um lugar legal!
Somos humanos, ainda precisamos do abraço, do aconchego, da troca de informações faladas de perto, isso nos ajuda muito a nos desembaraçar de nossas dificuldades, ajuda-nos a aprender trabalhar as diferenças, entender que somos todos iguais com necessidades, atitudes, opções diversas, porém todos temos os mesmos objetivos, sermos felizes. Ser feliz: essa grande benção da vida!
Juntar os elos do antes com os de hoje, nos ajudará sermos adultos mais compreensivos e levar aos nossos jovens a alegria das coisas simples, vivenciada em grupo, com amigos. Se conseguirmos, com certeza teremos encontrado o ponto de equilíbrio e harmonia do bem viver.




Nenhum comentário:

Postar um comentário